Na noite desta segunda feira (16), a equipe sub17 do Flamengo sagrou-se bicampeã da categoria ao vencer o Vasco da Gama por 4 a 1. No primeiro jogo, havia perdido pelo placar de 3 a 1. O jogo foi em Volta Redonda e com um campo cheio de poças devido à chuva intensa que caiu por lá, parecia que teríamos um jogo ruim e de poucas possibilidades.
Antes do jogo alguns funcionários com rodos, tentavam espalhar a água que se acumulava no gramado. Logo no início toda essa preocupação foi embora, pois as duas equipes mostraram que não seria a chuva e muito menos as poças que estragariam o espetáculo. O Flamengo buscava o gol, mas ficava vulnerável em sua defesa. Antes da partida, seu zagueiro titular, Kauã Moura, se contundiu ainda no aquecimento e o reserva JP teve que entrar em seu lugar. Sem tempo para se concentrar na partida que se iniciava, JP teve algumas falhas no primeiro tempo ao cortar algumas bolas na área.
Mesmo assim, o Vasco não chegava com perigo e a equipe da Gávea foi aos poucos dominando a partida. Com dois gols de Vitor Hugo e um de Petterson, o rubro negro foi para o intervalo com o resultado que lhe dava o título. Na volta para o segundo tempo, O Vasco melhorou e começou a forçar a zaga do Flamengo e utilizou das bolas aéreas para tentar o seu gol. Foram muitas bolas alçadas na área do Flamengo, até que depois de um belo cruzamento pela direita, feito pelo Hygor, que entrara no segundo tempo, Barros cabeceou para o fundo do barbante, fazendo o gol que levaria a partida para as penalidades. Isso aconteceu aos 35' do segundo tempo. Depois disso, o que vimos foi um Flamengo tentando a todo custo fazer o gol do título e o mesmo pelo lado do Vasco da Gama.
Os últimos minutos foram de pura emoção. Mesmo sem pernas e com alguns jogadores caindo no gramado se queixando de caimbras, os times não se entregaram e foram para frente em busca do gol. E faltando apenas dois minutos para o fim do jogo, numa jogada pela esquerda, Petterson penetra e no bico da grande área dribla um marcador e chuta de direita no canto esquerdo do goleiro Allan Vitor, decretando o quarto gol do rubro negro. O árbrito ainda deu mais sete minutos de acréscimos devido as substituições e as paradas, que não foram poucas. Final, Flamengo 4 x 1 Vasco. Com o resultado combinado, ficou Flamengo 5 x 4 Vasco. Flamengo campeão sub17 de 2021. Ao fim da partida, os jogadores rubro negros eram só alegria e comemoraram bastante. Petterson, o herói do jogo, Mateus Dias, Vitor Hugo, Dudu, Martheus Gonçalves, Darlan, Kauã Moura, Samuel e Matheus França pelo Flamengo e Paulinho, Barros, Andrey, GB, Erick Marcus e Ykaro pelo Vasco da Gama têm futuros brilhantes pela frente. Estão de parabéns, Flamengo e Vasco da Gama por nos proporcionarem um grande espetáculo nessa final. Foram dois jogos dignos de times principais.
Agora é torcer para que esses garotos continuem atuando nas bases de seus clubes até chegarem ao time principal. Quem sabe novos ídolos estejam surgindo. E sinceramente, eu espero que sim, pois o futebol brasileiro anda sofrendo muito por falta de atletas e talentos que saibam dosar e dar equilibrio às suas carreiras. Parabéns Nação Rubro Negra pela conquista!