A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia que, a partir do dia 15 de setembro, artistas e coletivos culturais poderão se candidatar ao primeiro edital dedicado a atividades culturais presenciais na cidade, marcando a retomada econômica após o fechamento de equipamentos e espaços culturais por conta da pandemia de Covid-19. Esta será uma retomada cuidadosa e responsável, que seguirá todos os protocolos de prevenção contra a doença previstos no Decreto Municipal nº 59.511/2020. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 16 de outubro.
Com orçamento total de R$ 2 milhões, podendo dedicar até R$ 100 mil a cada projeto, o Edital de Fomento a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens tem como diferencial o foco inédito na comunicação: aos artistas e grupos interessados, é exigido um planejamento arrojado que preveja o uso mínimo de 25% da verba total na divulgação, envolvendo as mais diversas redes sociais, vídeos, hashtags e demais ferramentas que se julguem necessárias para o engajamento do público contemporâneo.
Em contrapartida, a Secretaria se compromete, pela primeira vez, a mobilizar seus próprios canais de comunicação para os projetos contemplados, buscando inclusive parcerias que permitam potencializar o alcance, tais como plataformas de streaming de vídeo/áudio. "Tão importante quanto a produção do projeto é a sua divulgação, para que o fomento não morra nele mesmo. Vamos impulsionar a carreira dos artistas e coletivos, fazendo com que o edital proporcione resultados contínuos", explica a Secretária de Cultura Aline Torres.
O edital também traz como objetivo a descentralização de atividades culturais na capital paulista, buscando levar oportunidades de produção e fruição de cultura a todas as regiões, igualmente. A diversidade de linguagens e atuações também é marca desse incentivo, que se propõe a apoiar quaisquer produções artísticas (em teatro, dança, literatura, performance, artes visuais ou tantas outras áreas), espaços culturais ou ações de formação cultural que possam beneficiar a população local.
Para mais informações, acesse o edital completo.