Na tarde desta terça-feira (26), a Grande Rio se consagrou a campeã do Carnaval 2022 do Rio de Janeiro. A escola de samba entrou na avenida com o enredo "Fala, Majeté! Sete chaves de Exu". Gabriel Haddad e Leonardo Bora exaltaram o Exu no desfile para desmistificar o orixá, que é equivocadamente associado à figura do diabo no imaginário cristão. Exu é uma divindade presente nas religiões de matriz africana que faz ponte entre os humanos e orixás. A escola pediu o fim da intolerância religiosa.
Penalizadas
A Paraíso do Tuiuti foi penalizada com 0,2 pontos, após ultrapassar o tempo de desfile em 2 minutos. A Mocidade Independente de Padre Miguel foi penalizada com 0,1 pontos devido a um problema nos carros alegóricos.
Rebaixada
A escola São Clemente foi rebaixada para Série Ouro.
Carnaval fora de época
Após um anos sem desfiles por conta da pandemia da Covid-19, as escolas de samba disputaram o título de melhor desfile em 2022 em um 'carnaval fora de época'. As escolas entraram na avenida do samba no feriado de Tiradentes, após liberação do governo do Estado para a realização do evento.