Offline
Brasil e Alemanha vão assinar acordo para cooperação energética, segundo fontes
Brasil
Publicado em 05/12/2023

Os governos do Brasil e da Alemanha devem assinar nesta segunda-feira (4) um acordo de cooperação na área de energia com foco na transição ecológica, dizem fontes que acompanham as discussões.

Uma declaração conjunta deve ser assinada pelo ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad, e pelo ministro dos Assuntos Econômicos e de Ação Climática alemão, Robert Habeck, durante a viagem da comitiva brasileira a Berlim.

O acordo prevê a criação de um comitê misto entre Brasil e Alemanha para transformação ecológica, que terá representantes designados por ambos os países e fará reuniões periódicas no Brasil e na Alemanha.

Veja também: Lula admite que acordo entre Mercosul e União Europeia pode fracassar

 

 

Ao assinar a cooperação, os dois países concordam em promover mudanças nas suas matrizes energéticas.

O acordo tem como objetivo traçar estratégias para que as duas nações se adequem à Agenda 2030 – plano da ONU com diretrizes para promover a sustentabilidade – e ao Acordo de Paris – que visa evitar que o aquecimento global passe de 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

A parceria prevê a troca de informações e apoio mútuo para mudanças dentro do campo energético. E também prevê um estreitamento dos laços comerciais no setor.

Na fase inicial do acordo, não há previsão de investimentos de ambas as partes. Mas os governos brasileiro e alemão vem conversando sobre a possibilidade de o Brasil passar a exportar hidrogênio verde à Alemanha futuramente.

Comentários