Uma pesquisa realizada pelo CORREIO apontou que donos de bares e restaurantes de Salvador estimam um aumento de 70% nas vendas durante a alta estação. Com o intuito de atender a demanda do verão, os estabelecimentos soteropolitanos ampliaram dias e horários de funcionamento – uns já entraram em vigor, outros têm previsão para segunda quinzena deste mês.
O Rhoncus Pub & Bar, no bairro do Rio Vermelho, dobrou os dias de funcionamento a partir de dezembro, antes mesmo do verão chegar. Antes, o estabelecimento na Rua Ilhéus só funcionava de quinta-feira a sábado. Neste mês, as portas estão abertas de terça-feira a domingo. "Recebemos muitos turistas europeus e norte-americanos. Clientes do interior da Bahia aparecem com menos frequência, mas o soteropolitano aumenta a frequência nesse período [alta estação].
Famoso ponto na capital por abrigar bares e hamburguerias, a Eco RV também modificará os horários de funcionamento. A alta demanda faz com que o local estenda o horário de encerramento das atividades: em vez de fechar às 00h, fecha 3h da manhã. "O turismo da cidade vem crescendo pós-pandemia. Cada vez mais, percebemos a presença de turistas do Brasil e de fora do país, um aumento que é mais significativo a partir de novembro", afirma o proprietário, Bruno Boscolo.
Eco RV. Crédito: Divulgação
O restaurante Guarany, localizado no Cine Metha Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, passou a abrir mais cedo à sextas-feiras e sábados para o Happy Hour, ação de oferta de um cardápio especial de entradas com algum drink específico saindo em dobro - funciona das 17h às 19h. Anteriormente, o estabelecimento fechava às 15h nos dias citados e só reabria às 19h. Agora, abre às 12h e leva direto até às 23h.
Os sócios Wolton Fonseca e Paulo Gabriel Carvalho, do Allê Varanda Bar, também ampliaram a agenda por causa da alta demanda. Com pouco mais de um ano de funcionamento, o estabelecimento no Santo Antônio Além do Carmo, funcionava das terças-feiras aos domingos, a partir das 12h, sem horário fixo de fechamento, o que depende do fluxo de clientes. Agora, o bar passa a funcionar todos os dias, incluindo a segunda-feira, no mesmo horário e ainda sem restrição de encerramento.
Allê Varanda Bar, no Santo Antônio Além do Carmo. Crédito: Manolo Garrido/Divulgação
O bar do Carmo tem como ponto forte a produção de drinks: 30% da receita da casa é da venda de bebidas alcoólicas. "Bebidas e comidas que refrescam são as que mais saem. É isso que os clientes mais procuram nessa época", afirma Carvalho.
A partir da segunda quinzena de dezembro, o Blue Praia Bar, localizado também no Rio Vermelho, adicionará 2h nos horários de funcionamento durante todos os dias na semana. De segunda a sexta-feira, estabelecimento abrirá 1h mais cedo e encerrará as atividades 1h mais tarde: sai de uma agenda de 10h às 18h para 9h às 19h. Nos finais de semana, continua abrindo às 9h, mas deixa de encerrar às 18h, fechando as portas também às 19h.
"Nosso negócio, que é bem praia, concentra praticamente 60% ou 80% de faturamento nesse semestre de outubro a março, que é solar. A gente aumenta o horário de funcionamento da casa também, porque o sol também se põe mais tarde e amanhece mais cedo, os dias são mais longos", explicou Sérgio Moraes, sócio do Blue Praia Bar.
Blue Praia Bar. Crédito: Divulgação
O restaurante Dona Mariquita, no Rio Vermelho, confirmou as mudanças nos horários de funcionamento. A partir do dia 10 de dezembro, estabelecimento estende o horário de fechamento, de 17h para 20h. O empreendimento abre de quarta-feira a sábado, a partir das 12h. "Estou com grande expectativa para esse verão, imagino que teremos um aumento de 60% do faturamento", explicou a chef Leila Carreiro.
Sem horário de fechamento
Algumas unidades soteropolitanas do segmento confirmaram que há uma mudança no horário em decorrência ao fluxo, mas que dependem do movimento da clientela e, por isso, não divulgam um horário oficial de fechamento. É o caso do Boteco do França, no Rio Vermelho, que abre todos os dias, às 12h, e da rede Boteco do Caranguejo, que tem oito unidades em Salvador e Região Metropolitana, e abre às 11h (segunda a sexta) e às 12h (finais de semana).
"Abrimos todos os dias, a partir de 12h, e ficamos até o último cliente. No domingo, a gente prevê o encerramento até 00h, mas acabamos saindo do bar 2h, 3h da manhã. No verão, é quase full time", disse José Raimundo Almeida, proprietário do Boteco do França.