Offline
#MeuLugarFavorito: Lázaro Ramos escolhe Ponta do Humaitá como local preferido em Salvador
Brasil
Publicado em 09/03/2024

Salvador completa 475 anos de fundação no dia 29 de março. Em comemoração à data, o g1 reuniu algumas personalidades para contar qual o seu local preferido na capital baiana e as histórias envolvidas. Para abrir a série, o ator, apresentador, escritor e cineasta baiano Lázaro Ramos traz a Ponta do Humaitá como o seu lugar favorito, destacando memórias boas e a vista privilegiada. [confira vídeo acima]

Lázaro Ramos iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum, em 1994, e deu vida a personagens marcantes da televisão e cinema, como Mr. Brau, na série Mister Brau, Foguinho, na novela Cobras & Lagartos, e Roque, nas duas versões do filme O Paí, Ó.

 

Hoje, basta ligar a TV para vê-lo como Mário Fofoca na novela Elas Por Elas, da Rede Globo.

Nascido e criado em Salvador, no bairro da Federação, Lázaro conta que a Ponta do Humaitá tem um lugar especial em seu coração. Suas boas memórias remetem ao transitar pelas ruas, ir ao bairro da Ribeira para tomar um sorvete e aproveitar a vista única na região.

#MeuLugarFavorito: Lázaro Ramos escolhe Ponta do Humaitá como local preferido em Salvador — Foto: Eric Luis Carvalho/g1

#MeuLugarFavorito: Lázaro Ramos escolhe Ponta do Humaitá como local preferido em Salvador — Foto: Eric Luis Carvalho/g1

A capital baiana é famosa por possuir três faróis em seu litoral:

 

 

  • Farol da Barra, em um dos principais pontos turísticos da cidade;
  • Farol de Itapuã, construído no século 19;
  • Farol de Monte Serrat, localizado na Ponta do Humaitá, na península de Itapagipe.

 

Na região da Ponta do Humaitá há também a igreja e mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat, com a vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos, segunda maior baía do mundo.

 

“Tenho muitas memórias boas, de ir para lá, de ficar olhando a cidade, ficar olhando o mar, de transitar por aquelas ruas, de ali ser uma ponte também para a Ribeira”, comenta Lázaro.

 

A região possui também uma das praias mais visitadas pelos soteropolitanos, a famosa Boa Viagem, com águas calmas e cristalinas, que oferecem um visual de outro ângulo da cidade.

Lázaro conta que o lugar é uma das conexões para o subúrbio ferroviário, que liga o bairro da Calçada, que fica na Cidade Baixa, até o bairro suburbano de Paripe, que fica na região noroeste da cidade.

De acordo com o professor da Unijorge e pesquisador Ernesto Carvalho, na Ponta do Humaitá está o Forte de Monte Serrat, que serviu como um dos pontos de defesa da capital baiana durante a Sabinada, movimento de revolta que, em 1837, tinha como objetivo instaurar uma república baiana.

 

Em 1863, durante a questão Christie, crise diplomática entre os governos do Império do Brasil e Império Britânico, o Forte de Monte Serrat foi peça chave de defesa, sendo um dos poucos fortes coloniais que entrou em batalha na cidade de Salvador.

#MeuLugarFavorito: Lázaro Ramos escolhe Ponta do Humaitá como local preferido em Salvador — Foto: CEDOC/ TV Bahia

#MeuLugarFavorito: Lázaro Ramos escolhe Ponta do Humaitá como local preferido em Salvador — Foto: CEDOC/ TV Bahia

Comentários