Offline
Sobe para 5 número de mortos após micro-ônibus atropelar fiéis em procissão no Grande Recife; acidente deixou 29 feridos
Brasil
Publicado em 02/04/2024

Subiu para cinco o número de mortos após um micro-ônibus atropelar fiéis que participavam de uma procissão no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na tarde do domingo de Páscoa (31). O acidente deixou outras 29 pessoas feridas, segundo a prefeitura (veja vídeo acima).

Na noite do domingo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que o acidente deixou quatro mortes. Na manhã desta segunda-feira (1º), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou três mortes. No entanto, algumas vítimas estavam em duas listas diferentes. Segundo a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, cinco é o número total de mortos, até a última atualização desta reportagem. As vítimas foram identificadas como:

 

 

  • Edson Maurício Barbosa, de 52 anos, que faleceu na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Ibura, na Zona Sul do Recife;
  • Amauri João de Lima, de 68 anos, que morreu na UPA da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife;
  • Edite Maria da Silva, de 51 anos, não teve o local da morte divulgado;
  • Jéssica Kelly Mendonça dos Santos, de 22 anos, no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife;
  • Tereza Cristina Batista Silveira, de 65 anos: na UPA da Lagoa Encantada no bairro da Cohab, na Zona Sul do Recife.

 

 

As outras 29 pessoas socorridas não tiveram os nomes divulgados. A prefeitura informou o seguinte:

 

 

  • Treze pessoas tiveram alta;
  • Nove feridos, com idade entre 5 e 67 anos, estão no Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife;
  • Sete pessoas de idades não divulgadas estão no Hospital Dom Hélder, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana.

 

 

O acidente

 

Micro-ônibus que atropelou participantes de procissão em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Everaldo Silva/TV Globo

Micro-ônibus que atropelou participantes de procissão em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Everaldo Silva/TV Globo

O micro-ônibus fazia a linha 118 - Marcos Freire/Barra de Jangada, tinha autorização do município para circular como transporte complementar e não levava passageiros no momento do acidente. O motorista fugiu após o atropelamento, mas foi identificado pela prefeitura.

Na manhã da segunda-feira (1º), ele prestou depoimento na Delegacia de Prazeres, localizada no mesmo município do acidente e que investiga o caso.

 

O veículo saiu da praça do terminal de ônibus de Marcos Freire e seguia para a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no mesmo bairro. O atropelamento aconteceu na Avenida Barreto de Menezes, em um trecho conhecido como "ladeira da Adelaide", pois fica perto da Escola de Referência em Ensino Médio Adelaide Pessoa Câmara.

Um vídeo recebido pela TV Globo mostra o momento em que o veículo desce a ladeira desgovernado e atropela vários participantes, formando uma correria entre os outros fiéis.

Ao g1, por telefone, a secretária de Serviço Social de Jaboatão dos Guararapes, Maria Jacinta da Silva, confirmou que faltou freio ao micro-ônibus durante o percurso.

A prefeitura afirmou que o veículo estava em situação regular, tendo laudo de inspeção técnica veicular do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizada há cinco meses, com validade anual.

O prefeito da cidade, Mano Medeiros (PL), disse que havia uma viatura fazendo isolamento de trânsito para a passagem da procissão, o que não impediu que o ônibus passasse.

"Esse veículo veio desgovernadamente, sem autorização, porque, na verdade, ele não estava em operação. Tem que deixar bem claro que esse veículo não estava operando e passou por uma falha, que deve ser apontada pelo Instituto de Criminalística o que de fato aconteceu. Todo o procedimento em relação à segurança das pessoas que faziam parte daquela procissão estava prevista, com o efetivo em campo fazendo todo o isolamento necessário para dar segurança às pessoas", afirmou.

 
 

 

Respostas

 

g1 entrou em contato com a Polícia Civil, para questionar sobre a investigação desse caso, mas a resposta foi enviada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). O governo do estado lamentou o ocorrido e informou que enviou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e das polícias Militar, Civil e Científica para o local. Também declarou que o caso é investigado pela Delegacia de Plantão de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes.

A prefeitura de Jaboatão informou que enviou equipes da Guarda Municipal, da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social ao local do acidente e que colabora "para que as investigações transcorram com o devido rigor". Também disse que o prefeito Mano Medeiros (PL) "determinou que as equipes da assistência e da saúde fizessem uma varredura para identificar os feridos e os familiares das vítimas e prestassem todo o apoio necessário a essas pessoas".

 

A Arquidiocese de Olinda e Recife disse que se solidariza com o Padre Paulo, pároco da comunidade, e "com toda a comunidade enlutada nesse momento de dor". Também disse que está à disposição "para colaborar com as vítimas e seus familiares, auxiliando e contribuindo na superação dessa fatalidade" e que requer das autoridades públicas que "a situação seja averiguada, com todos os envolvidos no acidente devidamente responsabilizados".

Mapa do local onde micro-ônibus atropelou participantes de procissão em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Arte/g1
Comentários