Detentor de campanhas históricas ao longo dos últimos anos, o Palmeiras inicia a disputa da Copa Libertadores nesta quarta-feira (3), às 21h30, contra o San Lorenzo, pelo grupo F, em busca de mais uma marca de peso.
Ao pisar no gramado do estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, na Argentina, a meta é iniciar a arrancada para terminar com o tetracampeonato e se isolar como o time brasileiro com mais títulos da competição.
O atual campeão brasileiro já é detentor de números expressivos na principal competição do continente. Entre os clubes brasileiros, o Alviverde tem:
Mais participações (24)
Mais jogos (234)
Mais vitórias (132)
Mais gols (451)
O Palmeiras também tem outras marcas importantes. Além de ser tricampeão (1999, 2020 e 2021) ao lado de Grêmio, Flamengo e São Paulo — maiores vencedores do país —, o Alviverde costuma avançar na fase de grupos e disputar o mata-mata com frequência.
Por isso, o time também detém os seguintes recordes:
Três vezes consecutivas como melhor time da fase de grupos em 2018, 2019 e 2020 (recorde continental)
Quatro participações seguidas em semifinais em 2020, 2021, 2022 e 2023 (recorde ao lado do Santos de Pelé)
Time brasileiro com mais participações em semifinais (11 vezes)
Time brasileiro com mais participações em oitavas de final ao lado do Grêmio (16 vezes)
Time brasileiro com mais participações em quartas de final ao lado do Grêmio (12 vezes)
Time com reservas
Apesar do objetivo de ampliar recordes, o Palmeiras tem as atenções divididas no duelo com o San Lorenzo. Com o time desgastado e em desvantagem na final do Campeonato Paulista após perder o primeiro jogo para o Santos por 1 a 0, o técnico Abel Ferreira montará uma equipe com reservas para o duelo em Buenos Aires.
Com isso, Palmeiras pode ter como uma das principais novidades a estreia do meia Rômulo, recém-chegado do Novorizontino. Ele disputa a vaga de Raphael Veiga, um dos atletas considerados com maior nível de desgaste físico e que sequer viajou.
O atacante Endrick apresentou incômodo na coxa direita após servir a Seleção Brasileira e também fica de fora da partida. Rony é o mais cotado para a função.
Além disso, o capitão e zagueiro Gustavo Gómez, recém-recuperado de uma fratura no pé, pode retornar à equipe titular. Ele ficou como opção no banco de reservas nas últimas duas partidas e tem chance de ser opção para retomar ritmo de jogo.
Dos titulares do último jogo, apenas o zagueiro Luan, o lateral Piquerez, o volante Aníbal Moreno e o atacante Flaco López viajaram.
No próximo domingo (7), às 18h (de Brasília), o Palmeiras volta a encarar o Santos na partida decisiva no Campeonato Paulista, com os atletas que foram poupados. O Alviverde precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão no Allianz Parque. Uma vantagem mínima no placar leva a decisão para os pênaltis.
Palmeiras visita San Lorenzo no estádio onde o próprio rival não queria estar Palmeiras entra com ação no STJD contra John Textor, do Botafogo
Retrospecto do Palmeiras na Libertadores
234 jogos
132 vitórias
46 empates
56 derrotas
451 gols marcados
233 gols sofridos
San Lorenzo x Palmeiras
San Lorenzo: Facundo Altamirano; Gonzalo Lujan, Jhohan Romaña, Gastón Campi e Malcom Braida; Agustín Giay, Ivan Leguizamon, Elián Mateo Irala, Nahuel Barrios, Cristian Ferreira; Adam Bareiro (Cristian Tarragona). Técnico: Rubén Darío Insua.
Palmeiras: Marcelo Lomba; Garcia, Gustavo Gómez, Naves e Vanderlan; Fabinho, Gabriel Menino, Richard Ríos, Rômulo e Caio Paulista; Lázaro (Breno Lopes) e Rony. Técnico: Abel Ferreira
Motivo: primeira rodada da Copa Libertadores pelo grupo F.
Data e horário: 3 de abril de 2024, às 21h30 (de Brasília).
Local: Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires (Argentina).
Árbitro: Jesus Valenzuela (Venezuela).
Auxiliares: Jorge Urrego e Tulio Moreno (ambos da Venezuela).
Árbitro de vídeo: Juan Soto (Venezuela).
Transmissão: Globo (TV aberta); ESPN (TV fechada) e Star+ (streaming).
Veja datas e horários dos jogos do Palmeiras
Rodada 1: San Lorenzo-ARG x Palmeiras – 3 de abril, às 21h30, no Estádio Pedro Bidegain, em Buenos Aires
Rodada 2: Palmeiras x Liverpool-URU – 11 de abril, às 21h, no Estádio Allianz Parque, em São Paulo
Rodada 3: Independiente Del Valle-EQU x Palmeiras – 24 de abril, às 21h30, no Estádio Banco Guayaquil, em Quito
Rodada 4: Liverpool-URU x Palmeiras – 9 de maio, às 19h, no Estádio Centenario, em Montevidéu
Rodada 5: Palmeiras x Independiente Del Valle-EQU – 15 de maio, às 21h30, no Estádio Allianz Parque, em São Paulo
Rodada 6: Palmeiras x San Lorenzo-ARG – 30 de maio, às 19h, no Estádio Allianz Parque, em São Paulo