Com nove minutos de aplauso, “Emilia Perez” teve sua primeira exibição no 77º festival de Cannes no sábado (18). O filme está na Seleção Oficial da competição e concorre à Palma de Ouro.
Estrelado por Selena Gomez (“Os Feiticeiros de Waverly Place” e “Only Murders in the Building”), ZoëSaldaña, (“Guardiões da Galáxia” e “Avatar”), Karla Sofía Gascón e Édgar Ramírez (“Caçados de Emoção: Além do Limite” e “Carlos”), a trama é ambientada no México em formato de musical.
O filme conta a história de Rita, uma advogada a serviço de uma grande empresa mais propensa a inocentar criminosos do que a servir a justiça, que recebe a tarefa de ajudar um líder fugitivo do cartel mexicano a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual para escapar das autoridades e afirmar seu gênero.
A direção é do cineasta francês Jacques Audiard, que já ganhou uma Palma de Ouro, em 2015, com “Dheepan: O Refúgio”.
A produção estreou com uma aprovação de 89% no Rotten Tomatoes, um agregador de críticas da web, mas conta apenas nove avaliações.
O júri deste ano é presidido por Greta Gerwig e composto por Erbu Ceylan, roteirista e fotógrafa turca; Lily Gladstone, atriz norte-americana; Eva Green, atriz francesa; Nadine Labaki, atriz libanesa; Juan Antonio Bayona, diretor, produtor e roteirista espanhol; Pierfranceso Favino, ator italiano; Kore-Eda Hirokaxu, diretor japonês; e Omar Sy, ator e produtor francês.