Offline
'Armorial 50': exposição sobre movimento criado e liderado por Ariano Suassuna chega a Salvador
Brasil
Publicado em 24/07/2024

A exposição "Armorial 50 Anos", que homenageia Ariano Suassuna, foi aberta, nesta terça-feira (23), no Museu de Arte da Bahia (MAB). A mostra celebra a diversidade e tradições da cultura popular nordestina, conforme idealizado pelo escritor paraibano.

A exposição inclui figurinos do filme "A Compadecida" (1969), primeiro longa-metragem dirigido por George Jonas, baseado na consagrada peça Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. São desenhos originais de Francisco Brennand e recriações de Flávia Rossette. Também são exibidas cenas do filme, além de fotos da filmagem em Brejo da Madre de Deus, Pernambuco.

 
'Amorial 50' apresenta um passeio pela riqueza da cultura nordestina — Foto: Divulgação

'Amorial 50' apresenta um passeio pela riqueza da cultura nordestina — Foto: Divulgação

A "Fase Experimental" (1970-1974) do Movimento Armorial é representada por obras de artistas plásticos como Aluísio Braga e Fernando Lopes da Paz, pertencentes ao acervo da Universidade de Pernambuco. O trabalho da Orquestra e do Quinteto Armorial também é destacado.

A Sala Especial Samico foca no trabalho de Gilvan Samico, conhecido por suas xilogravuras. A "Segunda Fase" (1975-1985) apresenta iluminogravuras de Ariano Suassuna, além de litogravuras, cerâmicas e tapeçarias de Zélia Suassuna, pinturas de Romero de Andrade Lima e Manuel Dantas Suassuna.

'São Jorge e o Dragão' de Miguel dos Santos — Foto: Divulgação

'São Jorge e o Dragão' de Miguel dos Santos — Foto: Divulgação

 

O núcleo "Ariano Suassuna, Vida e Obra" oferece uma cronologia ilustrada, livros e manuscritos do autor, além do alfabeto sertanejo criado com base na pesquisa Ferros do Cariri.

A exposição conta com obras de colecionadores particulares, artistas e instituições como a Universidade Federal de Pernambuco e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães. A curadoria é de Denise Mattar, com expografia e arquitetura de Guilherme Isnard e identidade visual de Ricardo Gouveia de Melo e Ana Lucas.

O público pode fazer um tour pela exposição ouvindo música Armorial via QR codes distribuídos pelo local.

A visitação pode ser feita de 23 de julho até 20 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita. Os ingressos estão disponíveis no site do Sympla ou presencialmente na bilheteria do MAB.

Comentários