Eleitores de 52 municípios vão precisar retornar às urnas para a votar no segundo turno das eleições municipais, marcado para 27 de outubro. Da lista, 15 são capitais. É o caso, por exemplo, de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.
O número de cidades foi menor do que as eleições de 2020, em que o segundo turno ocorreu em 57 locais.
A lista ainda pode subir para 53 municípios. Isso porque, em Vitória da Conquista (BA), a candidata que ficou em primeiro lugar, Sheila Lemos (União Brasil), teve a candidatura anulada sob judice. Ela recebeu 58,83%. Waldenor, do PT, ficou em 2° lugar e recebeu 26,74% dos votos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda deve analisar o caso.
A segunda etapa de votação ocorre nas cidades com mais de 200 mil eleitores registrados em que nenhum dos candidatos a prefeito conquistou mais da metade dos votos válidos na primeira fase da eleição.
As 52 cidades onde o segundo turno será realizado representam 51% do total de 103 municípios onde havia a possibilidade de uma segunda rodada de votação neste ano, considerando o critério de eleitores registrados. Neste ano, o número de cidades com mais de 200 mil eleitores subiu. Em 2020, eram 95 municípios.
As urnas foram fechadas e o TSE iniciou a apuração dos votos a partir de 17h neste domingo. Leia a lista dos municípios que terão segundo turno e os candidatos que seguem na disputa: