Offline
“Gladiador”: relembre o que acontece no 1º filme antes de assistir à sequência
Brasil
Publicado em 13/11/2024

Se você planeja ir aos cinemas assistir a “Gladiador 2” é melhor relembrar os acontecimentos do primeiro filme, lançado há quase 25 anos. Para te ajudar, a CNN fez um resumo da história da premiada produção.

A trama começa com uma batalha mortal liderada pelo general romano Maximus (Russell Crowe), que garante a vitória na Germânia contra os bárbaros. Ele é responsável por diversas vitórias do Império Romano ao longo de mais de 20 anos de guerra, sendo o homem de confiança do Imperador Marcus Aurelius (Richard Harris).

Russell Crowe venceu o Oscar de Melhor Ator por “Gladiador” (2000) • Divulgação/DreamWorks/Universal Pictures

Já cansado da guerra, o Imperador quer passar o poder para o fiel general enquanto seu filho, Commodus (Joaquin Phoenix), está na expectativa de herdar o trono. Quando descobre os planos do pai, o herdeiro decide o matar e assume o posto de Marcus Aurelius.

Maximus nega lealdade ao novo Imperador e, com isso, tem sua sentença de morte assinada por Commodus. O general, no entanto, consegue fugir da tentativa de assassinato. Como punição, o monarca manda matar a esposa e o filho do protagonista.

Ferido, o personagem de Russell Crowe é encontrado por um grupo de escravizados e é levado para uma província romana, onde passa a pertencer a um mercenário. Lá, ele fica conhecido como “espanhol” e se torna um gladiador, tendo que participar de batalhas épicas.

Em Roma, Commodus decide voltar com os jogos no Coliseu, que consistia em combates entre gladiadores, animais e mais atividades, proibidos pelo seu pai no passado. Essa iniciativa leva Maximus de volta a Roma. Em sua primeira batalha, ele logo chama a atenção do Imperador, que faz questão de ir até o “campo” para conhecê-lo.

O sobrinho do personagem de Joaquim Phoenix, chamado Lucius, acompanha o tio para conhecer o misterioso gladiador. A revelação da identidade de Maximus pega todos de surpresa, inclusive Lucilla (Connie Nelsen), filha de Marcus Aurelius, com quem o então general romano se relacionou no passado.

Lucilla (Connie Nielsen) e Maximus (Russell Crowe) em “Gladiador” (2000) • Divulgação/DreamWorks/Universal Pictures

Enquanto está em Roma, o protagonista fica em um local fechado para gladiadores. Lá, ele recebe visita de antigos companheiros de guerra, senadores e de Lucilla, e começa a planejar um golpe para tirar Commodus do poder, enquanto o Imperador busca formas de colocar a vida do gladiador em risco.

Com um plano elaborado, apoiado por senadores, Lucilla e aliados, Maximus deixa o local na parte da noite. No entanto, ele é capturado por guardas de Commodus e é desafiado a enfrentar o Imperador no Coliseu. Antes da batalha, o magnata esfaqueia o personagem de Russell Crowe, colocando-o em desvantagem.

Joaquin Phoenix como Commodus e Russell Crowe como Maximus em “Gladiador” (2000) • Divulgação/DreamWorks/Universal Pictures

Uma batalha épica é travada entre os dois, que termina com a morte de Commodus e MaximusAs últimas palavras do protagonista são: “Lucius está seguro”. Agora, a história do herdeiro do trono é contada em “Gladiador 2”.

Qual a história de “Gladiador 2”?

A nova trama é centrada em Lucius, filho de Lucilla e sobrinho de Commodus, que se inspirava em Maximus. No primeiro filme, o personagem é uma criança, interpretada por Spencer Treat Clark. Agora, Paul Mescal (“Pessoas Normais” e “Aftersun“) dá vida ao protagonista.

Quando ele ainda era jovem, Lucila o enviou para uma região chamada Numídia, na costa norte da África. Mais velho, ele vive a vida como um bárbaro até que os conquistadores de sua terra natal invadem seu novo lar, sob liderança de um general romano. Ele se torna um prisioneiro de guerra e é comprado por um mercenário, sendo forçado a lutar no Coliseu e se tornar um gladiador. 

Elenco de “Gladiador 2”

Comentários