O chanceler Mauro Vieira disse à CNN que o Brasil deve encerrar a presidência do G20 com avanços no combate à pobreza mundial.
O ministro de Relações Exteriores ressaltou que, nesta segunda-feira (18), o presidente lançará uma ação global contra a fome e a pobreza. “É um formato flexível, inovador, que valoriza programas de alcance nacional que conseguiram ótimos resultados na reversão de quadros de fome e de pobreza”, disse.
O chanceler ressaltou que programas brasileiros como o Bolsa Família e Merenda Escolar farão parte da mobilização encabeçada pelo presidente. “Serão ganhos concretos em um campo de ação política prioritário para o Brasil”, afirmou.
O chanceler ressaltou ainda que, desde que o Brasil assumiu o G20, Lula deve somar encontros com setenta líderes mundiais.
E que com o presidente francês Emmanuel Macron e com o chanceler alemão Olaf Scholz foram sete reuniões com cada um deles. “O Brasil reconstruiu suas pontes com o mundo, e isso abre caminho para mais cooperação, mais comércio, mais investimentos e mais geração de riquezas. Para esses objetivos está orientada a diplomacia brasileira sob a liderança do presidente”, afirmou.
O presidente teve, neste domingo (17), uma série de reuniões bilaterais. Nesta segunda-feira (18), será promovida a reunião de cúpula dos chefes de Estado.
Os presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jimping, estarão presentes. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, no entanto, decidiu não viajar ao Brasil.
A expectativa é de que o documento final trate, além de um apelo pela pacificação mundial, um acordo sobre financiamento de medidas climáticas e aceno a políticas de redução da fome.