O presidente da Itália, Sergio Mattarella, fez um discurso neste sábado (29) citando o Dia do Trabalhador, que será comemorado na próxima segunda-feira (1), e alertou sobre os riscos para o futuro do trabalho infantil no mundo. Além disso, ressaltou a importância de se manter a coesão social.
"Um recente relatório colocou em evidência como o trabalho infantil explorado é ainda uma praga do presente.
A exploração causa danos nos menores e constitui um grave roubo do futuro, subtraindo desses jovens a escola e forçando-os para a marginalidade. É um tema que também tange as condições de muitos trabalhadores migrantes", disse em um dos trechos da longa mensagem.
Mattarella ainda ressaltou que ter um trabalho é um "índice de dignidade porque está estritamente ligado ao projeto de vida de cada pessoa".
"E, então, enquanto reaparece a tentação de render-se à ideia que possa existir um trabalho pobre, no qual a remuneração não permite conduzir uma existência decente, é necessário afirmar com força, ao invés disso, o caráter do trabalho como primário, elementar, uma maneira construtiva de redistribuição da renda produzida", pontuou.
O mandatário italiano ainda ressaltou que a "unidade do país significa uma unidade substancial sobre o plano das oportunidades de trabalho" e que isso também "significa remover as desigualdades territoriais".
"Ampliar a base do trabalho, e a sua qualidade, deve ser uma preocupação constante em todos os níveis, a partir das instituições", concluiu. (