A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, visitou na tarde desta terça-feira (13) a Villa San Martino, mansão do ex- premie Silvio Berlusconi em Arcore, nos arredores de Milão, para se despedir de seu aliado de longa data.
Berlusconi faleceu no último dia 12 de junho, aos 86 anos, em função de uma leucemia crônica. Seu corpo está em sua mansão, com acesso apenas de familiares e amigos próximos.
Meloni foi acompanhada pelo presidente do Senado, Ignazio La Russa, e pelo ministro da Infraestrutura, Matteo Salvini, paral prestar homenagem ao líder do partido conservador Força Itália (FI), que compõe a base do governo.
Os três permaneceram na mansão de Berlusconi por cerca de uma hora e foram recepcionados por dois dos cinco filhos do "Cavaliere", Pier Silvio e Barbara.
Do lado de fora, fãs, que já haviam depositado flores, cartazes, bandeiras do Fl e cachecóis do Milan- clube teve sua fase mais vitoriosa sob o comando de Berlusconi, aplaudiram Meloni, La Russa e Salvini.
O governo da premiê Meloni proclamou um dia de luto nacional - algo inédito para um ex-premiê - para coincidir com o funeral de Estado do líder conservador, marcado para esta quarta-feira (14), na Catedral de Milão.
Além disso, ordenou que bandeiras fiquem a meio mastro em edificios públicos em território italiano e em consulados e embaixadas no exterior.